Uma curtida?! - Intro

novembro 17, 2023



O acesso de Deus a nós é ilimitado. Ele pode ver além de cada escudo ou véu, além de cada esconderijo de nossa alma. Gostaria de analisar honestamente algo em nossa vida pessoal, analisar nossos relacionamentos e a maneira como nos comportamos no "Mundo Virtual", que controla cada vez mais o mundo real em que vivemos.

 

O que é "Mundo Virtual"? É impossível viver no século XXI sem ouvir falar da Internet. Mesmo as pessoas mais velhas sabem algo sobre isso, mesmo que apenas por ouvir dizer. A World Wide Web (www) se tornou amplamente disponível por volta de 1990. Todos, jovens e velhos, mesmo que ainda não tenham tido qualquer conexão direta com esse aspecto muito interessante da vida moderna, pelo menos ouviram pais ou avós reclamando: "Ah, meu filho sempre quer estar online".

 

 

Posso receber uma curtida, por favor?

O que é uma "Curtida"? Isso é usado nas redes sociais quando você posta algo. Se as pessoas gostarem da postagem, elas clicarão no botão "Curtir", o que significa que elas gostaram da sua postagem. Há alguns dias, almocei com um amigo, e, em certo momento, esse amigo me disse com muita indignação: "É uma pena que não exista um botão 'Não Curtir'." Você só pode "descurtir" uma postagem se decidir que não gosta mais e retirar o "Curtir" que deixou lá antes. Mas você não pode "desgostar” de uma postagem, então você só pode curtir ou cuidar da sua própria vida (deixar pra lá). Muitas vezes, você não sabe de quem ou de onde, alguém envia uma mensagem curta com algo do tipo: " Pode curtir o meu post?", ou existem outras pessoas audaciosas que dizem: "Se você realmente é meu amigo, prove curtindo minhas postagens!"

 

Mas sejamos justos: para curtir algo, primeiro eu preciso concordar e realmente gostar do que estou curtindo. Deus sabe se estamos sendo, ou não, honestos nessas questões. O salmista explica em sua oração: "Senhor, tu me sondaste e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos são bem conhecidos por ti. Antes mesmo que eu fale, tu já sabes o que vou dizer" (Salmos 139:1-4).

 

Esse universo da internet levanta questões sérias que, infelizmente, devido à falta de tempo, são insuficientemente examinadas no mundo real. A internet tem grandes desafios; há muitas informações e, às vezes, acontecem coisas caóticas que parecem não ter lei ou lógica alguma. O Mundo Virtual é planejado de forma inteligente por seus criadores que trabalham nos bastidores. Esse mundo é muito bem planejado de tal forma que, quando uma pessoa se conecta e encontra coisas suficientemente atraentes para mantê-la lá, o botão de clique no mouse parece se tornar rebelde o suficiente até que a pessoa não seja mais capaz de pensar muito sobre "devo clicar nisso ou não?" Esse mundo é dirigido de tal maneira que, quando você clica em algo, também recebe chances de ir para outros links de sites totalmente diferentes do que você procurava originalmente. Ai daquele que vai online sem ter um objetivo específico em mente! Há muitos sites que o levam praticamente a qualquer lugar que você queira. Esses outros sites realmente se aproveitam do sistema de links e se certificam de “levar você pela orelha”.

 

Sou um usuário da Internet. Gosto da Internet e sei que há coisas incríveis. As possibilidades são quase ilimitadas - boas informações, coisas criativas, ideias edificantes, tópicos que podem enriquecer seu conhecimento. Mas quase nada vem sem algum perigo, e a Internet tem seus perigos. O Mundo Virtual é uma armadilha para os adultos, mas é especialmente perigoso para as crianças. Devemos reconhecer que muitas vezes os adultos também são pegos nas redes tentadoras da Internet. Realmente, quantos de nós instalaram um filtro em nossa Internet em casa para manter nossos filhos e até mesmo a nós mesmos longe dessas armadilhas? Mesmo assim, há um problema: os filtros identificam e corrigem parcialmente os problemas mais antigos do passado, mas nesse Mundo Virtual, diariamente surgem novos desafios e estamos em uma corrida para ver quem é mais rápido. Posso navegar com segurança ou eles vão me superar? Portanto, os desafios são sempre novos, assim como novas corrupções surgem todos os dias e tendemos a ficar para trás.

 

Nesta Série, intitulada “Uma curtida, por favor?”, vamos abordar, em 4 capítulos, as formas  de como a Internet pode ser perigosa para nós: 1. Identidade, 2. Privacidade/Intimidade, 3. Imitação, e 4. Imoralidade. Nos vemos no Capítulo 1.


Nos vemos no Capítulo 1.


Gabriel Serban


  • Share:

You Might Also Like

0 comments