Capítulo 2: Privacidade
A privacidade, em vários aspectos da vida de uma pessoa, muitas vezes é afetada online. Muitas vezes isso acontece simplesmente por desejo de escapar do tédio do anonimato, tentando se destacar para ser notado. O Mundo Virtual nos sugere diferentes sentimentos que podem nos caracterizar, por isso, muitos escolhem prosseguir e tornar esses sentimentos públicos, anunciando que estão em um relacionamento e, em seguida, que não estão mais, ou que ficaram confusos, que estão felizes ou qualquer outra declaração sobre suas emoções. É realmente apropriado que todos saibam dessas coisas? Isso é algo que deveria ser privado. Quando você posta coisas privadas sobre si mesmo, você se torna vulnerável e está em perigo de ser atacado por aqueles que sabem muito bem como te atingir. Com os detalhes que você fornece, pode estar dando a outros recursos suficientes para tomar informações para si mesmos, informações que eles usarão - e em seu nome (usando sua identidade), eles podem cometer todo tipo de coisas estranhas e sujas no Mundo Virtual. Cuidado!
"Senhor, tu me sondaste e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos são bem conhecidos por ti." (Salmos 139:1–4).
Recentemente, tive uma experiência interessante. Eu estava procurando por algumas peças de carro online para o meu pai; até que encontrei o que precisava, porém, as informações do vendedor não estavam disponíveis, então enviei uma mensagem para ele informando que estava interessado nas peças, fornecendo todas as informações necessárias para que ele pudesse entrar em contato comigo. E quando ele ligou, ele se dirigiu a mim assim: "Pastor Serban?" Ao que eu respondi: "Não sou um pastor, mas como você sabia que eu trabalho nesse campo?" "Muito simples", ele disse, "pesquisei seu nome no Google e, rapidinho, vi todas as postagens sobre você, seus sermões, seu perfil no Facebook – e te achei, então pude conhecê-lo".
Essa não é uma situação trágica, mas há coisas mais críticas que podem acontecer e que podem colocar em perigo sua segurança. Lembre-se disso na próxima vez que pensar em publicar sua vida pessoal no Mundo Virtual.
Nos vemos no Capítulo 3.
Gabriel Serban
0 comments