Sou rico ou pobre?

agosto 30, 2022

 


Há alguns dias o meu filho mais velho de sete anos me perguntou, “pai porque nós somos pobres?”. Aparentemente, a resposta para essa pergunta é simples, mas levando em consideração o que uma criança de sete anos está pensando, como explicar para ela que ser pobre não está relacionado a não ter dinheiro ou a não ter bens materiais? 

No decorrer da conversa, com uma linguagem mais simples possível, tentei apresentar que na verdade somos muito abençoados, pois temos saúde, família, alimentação, entre outras coisas. 

Ele não se deu por satisfeito e então me questionou novamente, “mas ter saúde não é tudo, porque precisamos comer e não tendo dinheiro não temos como comprar o alimento e com isso acabamos ficando sem saúde”. Achei o raciocínio dele bem lógico para uma criança pequena, mas expliquei para ele que é Deus que nos dá saúde para assim podemos conquistar o dinheiro e comprar o alimento. 

Não tinha como explicar para uma criança tão nova, que ser rico não é uma questão de valores financeiros ou posses, mas sim de mentalidade. 

Tenho certeza de que esse mesmo pensamento que o meu filho pequeno tem é o pensamento de muitos brasileiros, onde o ter é mais importante do que o ser. Só que neste quesito ter dinheiro não necessariamente diz que você é uma pessoa rica. 

Mas você pode se perguntar, “como isso é possível? Pois sempre que encontramos com uma pessoa rica, ela possui bens materiais?”. 

Quero então trazer para você o que aprendi com Ben Zruel, um israelense, escritor, estabelecido no Brasil há alguns anos. 

A diferença entre uma pessoa rica e uma pobre é justamente a mentalidade que ambas possuem. Basicamente, a diferença entre elas é o que cada uma faz com os rendimentos que recebem, sejam eles mensais, quinzenais ou diários. 

A mentalidade é a chave para o sucesso. Não adianta tentar mudar a situação financeira de uma pessoa sem primeiro mudar a mentalidade dela. 

Se você possui a mentalidade de pobre, não importa quanto dinheiro passará na sua mão, você nunca sairá dessa situação.

Se você possui a mentalidade de rico, pode ser que você ainda não tenha muito dinheiro, mas isso é só questão de tempo para que você alcance.

Por que podemos afirmar isso? 

É simples, a filosofia que rege a pessoa com mentalidade de pobre é completamente diferente da filosofia que rege a pessoa com mentalidade de rico.

A primeira filosofia está baseada em gastar tudo o que receber, já a segunda está em gastar menos do que se recebe e com o excedente poupar para investir. 

É por isso que existem vários casos de pessoas que ganharam na loteria, mas ao passar de pouco tempo voltam à situação anterior. Essas pessoas nunca foram ricas, apenas tinham dinheiro. 

Dessa forma, caro leitor, se você se enquadrou tendo a mentalidade e filosofia de pobre, procure mudar o mais rápido possível. Sua saúde financeira agradece! 


Por Tércio Santiago



  • Share:

You Might Also Like

0 comments