Sexualidade masculina - Capítulo 2

fevereiro 01, 2024




Série Sexualidade masculina

Capítulo 2 - Sonhos e impulsos

Sonhos Eróticos e Ejaculação Noturna 

Por volta dos 13 anos, nós, homens, começamos a ter sonhos eróticos e ejaculação noturna/Polução noturna. Isso é tão irregular que quase não é possível dizer quando vai acontecer. Calma, se você não teve, não fique em pânico, pode acontecer de alguns rapazes terem raramente e outros não terem. 

A primeira vez que isso ocorreu, se ninguém te avisou, provavelmente ficou assustado, você acordou de um lindo sonho com uma garota e a sua roupa estava pegajosa e molhada. Talvez você pensou: “Será que mijei na cama?” Aí você percebe que é só um pouco de fluido e que ele secou rápido e ficou com uma textura diferente e conclui que não era urina. 

A ejaculação noturna é de longe a experiência mais próxima que um homem pode ter da menstruação feminina. Não há razão para se preocupar, é o seu corpo que de uma forma natural vai gerar esse comportamento. 

Gordan Shipman pesquisou 400 estudantes universitários e percebeu o seguinte: 1 em cada 2 garotas se sentiam bem e satisfeitas quando seus períodos menstruais tinham início; já os entre os rapazes, apenas 6 a cada 100 se sentiam bem com a evidência da sua masculinidade. Por que vocês acham que isso ocorre? Eu acredito que seja por falta de conhecimento. As mulheres se preparam para isso, as mães conversam e falam como ocorre esse processo. Com os homens, em geral, não ocorre isso. Os pais acham que você deve aprender do seu modo, e acabamos lidando com isso sozinho e da forma que entendemos, através das nossas experiências. 

Supõe-se que a pressão do fluido seminal nas vesículas seminais geralmente provoque ejaculação noturna. Esse é o processo natural do corpo. Mas a ejaculação noturna não é causada apenas por isso. Ocasiões sexualmente excitantes, como a prática de fantasias eróticas, a leitura ou visão de materiais eróticos e outros estimulantes sexuais, podem provocar essas ejaculações. Por isso que somos advertidos a respeito do que vemos e ouvimos. Quando não cuidamos nesses pontos que aparentemente são inofensivos, deixamos o processo natural e acabamos estimulando essa situação. 

Entretanto, o esperma não precisa necessariamente ser emitido por meio dos sonhos eróticos. O corpo pode reabsorvê-lo, mas é provável que saia do corpo com a urina. 

Na prática, existem situações normais, que não tem nada a ver com pecado, onde o nosso corpo é estimulado e o pênis fica ereto de uma forma natural, pelos hormônios que fazem parte da sexualidade masculina. Porém, tem situações que nós podemos provocar isso. E é contra essa parte que somos advertidos pela palavra de Deus quando ela fala de concupiscência ou sensualidade. Quando permitimos que a consciência cristã fique de lado e damos liberdade aos sentimentos, os prazeres sensuais assumem o controle da nossa vontade e, dessa forma, eles passam a controlar a nossa mente e os nossos desejos, e esses desejos vão gerar impulsos sexuais no nosso corpo, gerando uma tensão.

Impulsos Sexuais 

Nenhum jovem e nenhuma jovem estão livres dos impulsos sexuais. Entretanto, você não precisa ser forçado a práticas sexuais erradas para aliviar essa tensão gerada. Quando não são estimuladas é possível canalizar essa energia para outras atividades como, por exemplo: exercício físico, para o estudo, trabalho... 

O interesse sexual de um rapaz no período da puberdade é muito diferente das moças. Se formos comparar ele cresce quase que em vertical e muito rápido. Já os das moças crescem como em uma curva mais suave. Porém, nos últimos anos, essa diferença tem diminuído, mas isso é um outro assunto, que podemos abordar em outro artigo.

Por hoje ficamos por aqui, e até o próximo e último capítulo desta série, onde iremos abordar o assunto da masturbação.


Por Adilson Junior.



  • Share:

You Might Also Like

0 comments